Reconstruindo o Futuro A Importância do Patrimônio Histórico na Recuperação do Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul enfrentou em maio deste ano (2024), uma inundação histórica tendo sido afetado 471 dos seus 497 municípios. Sua capital, Porto Alegre, esteve por mais de 23 dias sob as águas do Guaíba. O Centro Histórico, bem como a região designada como 4º Distrito, que inclui 4 bairros na região que abrigou o primeiro distrito industrial da cidade no final do séc XIX e início do século XX, foram duramente atingidos. O Estado luta para se reerguer e sabe que esta catástrofe ambiental é uma nova realidade, não só local, mas mundial.
A discussão sobre como amenizar o impacto das mudanças climáticas em nosso cotidiano, urge e a preservação do nosso patrimônio cultural é um importante fator a ser considerado no planejamento deste caminho, construindo resiliência e ativando estratégias baseadas no patrimônio cultural.
Pensando nisso a Associação Victorino Fabião Vieira (AVFV) traz o tema “A Reconstrução das cidades a partir do seu patrimônio histórico” confrontando os desafios enfrentados no RS com as soluções encontradas em outros países a fim de fomentar esta tão importante discussão. Precisamos olhar para nosso patrimônio histórico, e permití-lo fazer parte da solução.
Nesta edição a AVFV contará com a parceria do Fórum Brasil de Turismo Cultural organizado pelo Instituto Protagonismo Cidadão de São Paulo, que alterou sua Edição Sul, para Porto Alegre, na intenção de contribuir para a reconstrução do nosso Estado através dos debates acerca do Turismo Cultural. Mas as novidades não param por aí.
Nesta edição do evento a AVFV criou circuitos culturais e gastronômicos para levar seus mais de 500 participantes a conhecer, experienciar e contribuir com o comércio local, sendo que todos os estabelecimentos participantes estão instalados em edificações históricas.
E para fechar tudo isto, teremos a festa de encerramento no tradicional Barco Cisne Branco a navegar pelas águas do Guaiba em um coquetel que proporcionará a todos um momento de integração e confraternização em torno de um objetivo: a reconstrução das cidades a partir do seu patrimônio histórico.
Sejam todos bem vindos!